Folclore Ucraniano Vesná

Mafra – SC

Desde 07/05/1985



Início

Galerias

Repertório

Contato

Vesná no ORKUT

Livro de Visitas

Representar a etnia e preservar os costumes e as tradições do povo ucraniano. Esta foi a semente plantada pelo saudoso Padre José Waureck (in Memoriam), que em 07 de maio de 1985, juntamente com os jovens descendentes da quarta e quinta geração dos primeiros imigrantes ucranianos, fundaram o Grupo Folclórico Ucraniano Vesná nas dependências da Igreja Ucraniana – Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o intuito de preservar, divulgar e manter viva as tradições dos antepassados manifestando no ritmo das danças, a cultura e a arte milenar da Ucrânia.
A estréia do Grupo Folclórico Ucraniano Vesná para a comunidade ucraniana de Mafra foi dia 28 de maio de 1988 no salão de sua paróquia em alusivo as homenagens de dia das mães. Em meados de outubro do ano em curso estreou para a sociedade das cidades co-irmãs Rio Negro - PR e Mafra - SC, no Ginásio de Esportes Tutão, com a participação especial do Grupo Folclórico Ucraniano Barvínok, da cidade de Curitiba – PR, e desde então, começava uma trajetória de dificuldades, realizações e sucesso.
O nome “Vesná” no idioma ucraniano significa “Primavera”, estação de exuberante beleza e de grande valor naquele país.
Esta semente a cada ano vem gerando belos frutos, amizade, integração, confraternização e o crescimento de nível cultural. Muita luta, renúncia, suor e lágrimas não impediram nunca que o amor pela cultural dos antepassados fosse esquecida.
Em 2005, o grupo passa a se chamar Folclore Ucraniano Vesná, pois se torna um dos principais grupos ucranianos do Brasil, apresentando-se principalmente no Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná. Descendentes ou não dos valorosos imigrantes ucranianos, os integrantes vem cumprindo o objetivo de mostrar o rico acervo cultural ucraniano ao povo que soube tão bem acolher os que vieram em busca de paz e de uma pátria para criarem seus filhos, sendo assim reflexo peculiar da alma popular da distante Ucrânia, cultura esta q se sobressai e encanta o público. O grupo conta hoje com 21 dançarinos no grupo adulto e 10 no grupo infanto-juvenil, presididos pela também dançarina Angela Jurczyszyn.